Ventos do Sul

No início de 1990 novos ventos sopravam no céu santo-angelense, o Chefe de Escoteiros Luis Pérsigo e a Akelá Iara Kowalski caminhavam juntos não apenas para construção de um casamento mas também no ideal de criar em Santo Ângelo um grupo escoteiro.

Ambos já haviam vivenciado o escotismo, que fundado por Baden-Powell em 1907, traz em sua proposta o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Outro fator que unia os anseios do futuro casal era relacionado à aeronáutica, e assim surgiu a construção da ideia de criar um grupo escoteiro voltado para a modalidade do ar, onde os jovens além de vivenciar o escotismo, movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos, poderiam ter seus primeiros contatos com a aeronáutica.

Os bons ventos trouxeram a proposta da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, para que os Chefes Persigo e Iara realizassem uma palestra sobre o escotismo e como fundar um grupo escoteiro.

A palestra foi dirigida aos sócios e funcionários da associação, e a AABB com o intuito de abrir as portas para a comunidade e tendo infraestrutura para isso, decidiu-se naquele momento pela criação do Grupo de Escoteiros do Ar Ventos do Sul.

As atividades escoteiras tiveram início em 5 de maio de 1990, nesta época o grupo contava com apenas duas seções. Uma alcatéia com aproximadamente 20 lobinhos e uma tropa de escoteiros, com as patrulhas Coruja e Falcão.

As instalações ainda improvisadas com a espera de sua sede, a alcatéia e chefia ocupavam uma pequena sala onde hoje é a biblioteca da AABB e os cantos de patrulha eram em uma sala que o único acesso era através do vestiário masculino.

A União dos Escoteiros do Brasil só reconhece a fundação de um grupo escoteiro a partir da realização de sua primeira promessa escoteira.

Estas promessas só se deram em 9 de junho de 1990, que foi adotada com data de fundação oficial pelo Gear, em uma cerimônia de Fogo de Conselho realizada no pátio da sede do Grupo.

Nesta noite foram realizadas as promessas dos escotistas Jorge Paiva da Silva, chefe do Grupo, Iara Kowalski, Adriana Kowalski, Nara Lúcia Silva e Rosani Matos Fernandes, chefes de alcatéia, Luis Augusto Pérsigo , Emerson Ferretti (in memorian) e Paulo Kowalski, chefes da tropa escoteira.

Realizaram suas promessas também neste dia lobinhos, escoteiros e membros da Comissão Executiva: Vilson Massauti, Cláudio Teske, José Kegler, Maria Braga, Valmir Brezolin, Milton Mannrich, Agostino Meneguetti (in memorian), Vera Costa, Luiz Motta, Maria Mannrich, Clair Bochart e Jairo Freitas de Almeida.

Na ocasião estavam presentes com padrinhos do Ventos do Sul, o Grupo de Escoteiros Farrafos de Ijuí, representado por Paulo Barela, e o Grupo de Escoteiros Érico Veríssimo de Cruz Alta, representado por Luis Carlos Paz. E, como convidado, o Grupo Medianeira de Santo Ângelo.

Durante estes 20 anos de atividade, milhares de jovens, adolescentes e adultos passaram pelo Ventos do Sul, destes muitos estão pelo mundo em países como Holanda, Inglaterra, Guatemala, Suécia e outros tantos espalhados pelo Brasil, pondo em prática o que aprenderam dentro da fraternidade escoteira.

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro.

2 Responses to Ventos do Sul

  1. mara disse:

    O GE Acauã 161/RS, Erechim convida para acampamento de 30 anos nos dias 15 e 16 de outubro.Muita adrenalina e atividades para os jovens.Vamos fortalecer o movimento escoteiro!
    acaua30anos@hotmail.com
    contato 54 3321 5796 Mara

  2. Fabricio Carvalho disse:

    Fiquei muito feliz ao ver o nome do meu pai e minha mãe na história do Ventos do Sul, estava fazendo uma pesquisa sobre escotismo, no qual fiz parte no início dos anos 90 juntamente com meu irmão Leonardo Carvalho da Silva e meu primo Cléber de Carvalho Spier, e encontrei o blog com a história preservada. Sou filho de Jorge Paiva da Silva e Nara Lucia Carvalho da Silva. Parabéns.

Deixe um comentário