Drei Mal Tausend, o bombardeiro invisível nazista

PODERIA FACILMENTE SER UMA DAS NAVES DE STAR WARS, OU UMA VERSÃO MAIS MODERNA DO BILIONÁRIO BOMBARDEIRO AMERICANO INVISÍVEL B-2 SPIRIT. MAS AS ENORMES CRUZES NEGRAS NA ASA SUGEREM OUTRA HISTÓRIA.
TEXTO E FOTOS RON LAYTNER

TRÊS VEZES MIL – Em 1943, os bombardeiros alemães não eram mais páreo para a velocidade e manobrabilidade dos caças Spitfire Mark IX ingleses. Para piorar intensamente a situação dos nazistas, os ingleses possuíam uma arma de eficiência devastadora, o radar, que alertava e direcionava os infernais aviões de combate britânicos a dizimarem os agressores. Para tentar fazer frente a essas enormes perdas, Hermann Goering, comandante da Luftwaffe (força aérea alemã) ordenou aos seus desenhistas militares que criassem um bombardeiro que satisfizesse o requisito Drei Mal Tausend, ou Três Vezes Mil, um avião que carregasse 1.000 kg de bombas por 1.000 km a 1.000 km/h. De todos os desenhos submetidos a Goering, apenas um foi aprovado.

O Ho 2-29 começava a ser concebido. A radical asa voadora de madeira, propelida a jato, foi um segredo conhecido por poucos e que poderia ter mudado o curso da Segunda Guerra Mundial. Esse avião em forma de morcego voaria mais rápido, mais alto e com maior autonomia que os caças britânicos, impedindo sua interceptação em voo. Mas mais importante do que tudo isso, em função de sua baixa assinatura nos radares, o Ho 2-29 deixaria as baterias antiaéreas aliadas ineficientes e atrasaria consideravelmente a decolagem e vetoração dos caças ingleses. Os projetistas dessa maravilha tecnológica foram os irmãos Walter e Reimer Horten que também foram pilotos do legendário caça alemão Messerschmitt Bf-109.

O HO 2-29 FOI USADO COMO MODELO PARA OS AVIÕES INVISIVEIS AMERICANOS

VINGANÇA “Walter perdeu centenas de colegas em combates aéreos, fazendo-o ferver com o sentimento de vingança. Isso o motivou a convencer seu irmão, Reimer, a desenhar um avião que fosse invisível ao sistema de radares da Inglaterra”, diz David Myhra, autor do livro Horten Brothers and Their All-Wing Aircraft. Reimer era um talentoso desenhista de planadores, obcecado com o conceito de asa voadora em função das suas características aerodinâmicas de baixo arrasto e desempenho superior.

O Ho 2-29 fez seu primeiro e bem sucedido voo experimental no Natal de 1944 e em seguida fez alguns voos de combate simulados contra o Messerschmitt ME 262, o único caça a jato operacional da Segunda Guerra. Para total espanto dos oficiais nazistas, o 2-29 superou o 262 em todos aspectos, mas como ainda era um protótipo, sua confiabilidade era baixa e num desses testes, uma turbina explodiu e o 2-29 se espatifou no chão. Felizmente, para os aliados, estes testes não valeriam de nada, pois a esta altura, tempo, dinheiro, pilotos e combustível eram preciosidades que os nazistas não tinham mais e o bombardeiro invisível nazista nunca chegou a entrar em produção.

O OBJETIVO FINAL DOS NAZISTAS ERA SOLTAR UMA BOMBA NUCLEAR EM NOVA YORK

ESTÚPIDOS! “Esses dois irmãos sabiam muito bem o que estavam fazendo em termos de invisibilidade, velocidade e autonomia de voo, provavelmente os únicos em toda comunidade aeronáutica da Alemanha nazista”, diz David Myhra. Mas nem todos concordam. Vários críticos dizem que os irmãos Horten não tinham a menor ideia do que estavam fazendo em termos de invisibilidade. Vejamos então: Reimar Horten decidiu pintar o exterior do avião com uma tinta de alta concentração de grafite, unir as várias camadas de madeira da fuselagem com uma mistura de cola e pó de carvão e construir o corpo do avião sem qualquer tipo de saliência. Reimar teve a estúpida ideia de que as ondas eletromagnéticas do radar seriam absorvidas pelo carbono, pelo grafite e pela fuselagem curva, sem protuberâncias.

Os engenheiros da Lockheed Martin, que construíram o caça bombardeiro invisível F-117 Nighthawk, o caça-bombardeiro invisível supersônico de supremacia aérea F-22 Raptor e o caça invisível de múltipla função F-35 Lightning II também são estúpidos e usaram as mesmas soluções estúpidas dos irmãos Horten para construir esses três aviões, combinando materiais que absorvem as ondas de radar com um formato de fuselagem que não reflete essas ondas de volta para sua origem.

Após quase um ano, 2.500 homens/hora de trabalho e US$ 250 mil, a réplica (que não voa) ficou pronta e o debate sobre suas capacidades de invisibilidade estaria para ser resolvido. O avião-morcego foi levado para o ultrassecreto centro de testes da Northrop, no deserto de Mojave, Califórnia, e colocado sobre uma coluna de 20 metros de altura enquanto era submetido a inúmeras sessões de pulsos eletromagnéticos de radares, idênticos aos usados na Segunda Guerra pelos aliados, para descobrir quão profundamente o Ho 2-29 poderia ter penetrado no sistema de radares terrestres ingleses. A conclusão dos testes? Assustadora.

EM TESTES ATUAIS, A VISIBILIDADE DO STEALTH NAZISTAS FOI REDUZIDA EM 20%

O nível de invisibilidade, combinado com a altíssima velocidade do 2-29, garantiriam que ele despejasse suas bombas sobre Londres, muito antes dos caças Spitfire estarem prontos para interceptá-lo. Este avião poderia ter feito uma enorme diferença no curso da guerra. Tom Dobrenz, engenheiro da Northrop que liderou o projeto de reconstrução comenta: “O radical desenho do Ho 2-29 produziu uma significativa vantagem em relação aos bombardeiros e caças contemporâneos, reduzindo sua visibilidade em 20%. Combine isso com sua tremenda velocidade e o tempo de detecção das estações de radar inglesas cairiam dos habituais 19 minutos para apenas 8! É incrível como os alemães estavam tão avançados tecnologicamente naquela época”. Dos tanques Panzer, foguetes V2, motores a jato até a tecnologia invisível, temos de admitir que alguns daqueles nazistas filhos da mãe eram brilhantes.

Fonte: Revista Maxim Brasil – http://maximbrasil.uol.com.br/sexo-jogos-mulher/20/artigo173817-1.asp

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